Simpósio Frango de Corte: Sanidade e Manejo

dias 26 e 27 de março de 2024 – Trecsson Business School, Maringá, PR
Endereço: Avenida Colombo, 9161 – 1º e 2º Andar no Shopping Catuaí – Maringá, PR

Com o objetivo de levar informações e atualização para médicos veterinários, zootecnistas, estudantes, técnicos e empresários do setor avícola, a FACTA promoverá, nos dias 26 e 27 de março de 2024, o “Simpósio Frangos de Corte: Sanidade e Manejo”, em Maringá (PR).

O evento será dividido em seis blocos, englobando temas como nutrição, influenza aviária, sanidade, gestão, ambiência e manejo. Todas as palestras serão realizadas de forma presencial.

A escolha de Maringá para a realização do Simpósio atende ao interesse da Fundação de regionalizar seus eventos e levar conhecimento para mais perto dos polos produtores, no projeto “FACTA na estrada”.

Nesta edição, a grade de palestras contará com temas que estão em alta na avicultura. Além de sanidade e manejo, também serão levantadas pautas de nutrição e alimentos alternativos, como por exemplo o sorgo e as novas variedades de trigo e milho para se ter uma melhor oferta de cereais de inverno.

O Simpósio Frangos de Corte tem o objetivo de entregar para profissionais, pesquisadores, especialistas e estudantes que atuam na avicultura brasileira, uma ampla atualização técnica e operacional do sistema produtivo avícola. Corroborando assim com a missão da entidade, que é fomentar e difundir conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável do setor.

Programação

terça-feira, 26 de março de 2024

Horário Programa
10:00 Abertura
Painel: Ingredientes alternativos na nutrição de aves
10:10 Sorgo
10:40 Cereais de inverno na alimentação de aves
Gerson Scheurmman, Embrapa
11:10 Qualidade e monitoramente de ingredientes (custo)
11:40 Palestra empresarial
12:10 Debate
12:30 Intervalo para almoço
Painel: Sanidade
14:00 Bronquite
Josiane Tavares, CDMA
14:30 Salmonella
Ricardo Rauber, Consultor
15:00 Palestra empresarial
15:30 Debate
16:00 Coffee-break
Painel: Ações de prevenção para Influenza Aviária
16:20 Setor Público
Tais Barnasque, MAPA
16:50 Setor Privado
Sulivan Alves, ABPA
17:20 Debate
17:40 Encerramento do primeiro dia
17:45 Happy-hour a confirmar

quarta-feira, 27 de março de 2024

Horário Programa
08:00 Gestão de dados de produção
08:30 Retirada de antimicrobianos
Ricardo Rauber, Consultor
09:00 Palestra empresarial
09:30 Debate
10:00 Coffee-break
Painel: Estresse por calor
10:20 Mitigando o estresse ambiental com estratégias de manejo, equipamentos e instalações
Jose Luis Januario, Cobb
10:50 Incubação 
Adriano Bailos, Consultor
11:20 Conceitos de imunonutrição aplicados ao estresse calórico
Melina Bonato, ICC
11:50 Água
Diomar Roberto Barro, Kobra
12:20 Debate
12:40 Intervalo para almoço
Painel: Condenação por dermatite/dermatose
14:00 Pontos críticos de manejo: Condenação por lesão de pele
Rafael Castro, BRF
14:30 Papel do manejo no controle das condenações por dematites e dermatoses
15:00 Manejo
Alessandra Appel, F&S Consulting
15:30 Nutrição
Andre Favero, Consultor
16:00 Debate
16:20 Encerramento do ultimo dia

Palestrantes

Saiba mais sobre nossos palestrantes
Adriano Bailos

CV: Consultor em incubação industrial no Brasil e  América do Sul, especialista em processos de incubação, vacinação in ovos, automação, Climatização e gestão de  incubatórios  estágios único e múltiplo.

Palestra: Painel Estresse por calor: Incubação

Empresa: Bailos – Consultor de incubação indsutrial

Formação: Administração e Cursando Gestão do Agronegócio

Alessandra Appel

CV: Médica Veterinária, Mestre em Sanidade e Produção Animal; Médica Veterinária, Mestre em Sanidade e Produção Animal; Consultora Técnica da F&S Consulting

Palestra: Papel do manejo no controle das condenações por dermatites e dermatoses

André Favero

CV: Graduado em Zootecnia pela UFSM, Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR, Doutor e Pós Doc em Zootecnia pela UFRGS com período sanduíche na Universiade de Purdue – EUA. Administrador e Coordenador da Granja Santa Lívia Produção e Pesquisa Agropecuária Ltda e consultor na área de nutrição e formulação de rações para aves e suínos.
Palestra: Painel: Condenação por dermatite/dermatose – Nutrição
Empresa: Granja Santa Lívia Produções e Pesquisa Agropecuária Ltda.
Formação: Zootecnista

Gerson Neudí Scheuermann

CV: Formado em Agronomia e Mestrado em Produção de Aves, ambos na UFPEL. Ph.D. em Avicultura na Univeridade de Auburn, EUA.
É pesquisador na Embrapa há mais de duas décadas atuou em projetos nas áreas da pré-abate e processamento de frangos bem como em nutrição/alimentação. Neste caso, o foco tem sido na avaliação de ingredientes e aditivos alimentares para aves.

Palestra: Cereais de inverno na alimentação de aves

José Luis Januário

CV: Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia em 1995, pós graduado em Ciências aviarias pela mesma Instituição, atua com Avos, matrizes e frangos de corte desde 95 onde trabalhou por 9 anos e desde 2003 está na Cobb Vantress America, atuando no serviço técnico para clientes America do Sul e Central e Canada.

Palestra: Mitigando o estresse ambiental com estratégias de manejo, equipamentos e instalações

Empresa: Cobb America do Sul

Formação: Médico veterinário

Josiane Tavares de Abreu

CV: Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFMG (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (2000), doutorado em Microbiologia/ Virologia Aplicada pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2006) com dissertação e tese em sanidade avícola com ênfase em doenças respiratórias aviárias. Apresenta 17 anos de experiência como professora de Doenças das aves e avicultura pela PUC Minas (2002-2019), sendo presidente do COESA-MG (Comitê Estadual de Sanidade Avícola de MG) (2011 até  atualidade), membro do corpo técnico da FACTA e Diretora/ Responsável técnica do Centro de Diagnóstico e Monitoramento Animal (CDMA) (2012 até a atualidade).

Palestra: Painel Sanidade: Bronquite

Empresa: CDMA – Diretoria e responsabilidade técnica

Formação: Médica veterinária

Melina Bonato

CV: Melina Bonato é formada em Zootecnia e possui mestrado e doutorado em produção e nutrição animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Campus de Jaboticabal. Desde 2013, atua como gerente técnica e de pesquisa e desenvolvimento na empresa ICC Brazil, que é especializada em oferecer soluções à base de leveduras focadas em nutrição, imunonutrição, saúde intestinal e desempenho animal. Já publicou 24 artigos em revistas científicas, 5 capítulos de livros, vários resumos em anais de congressos e artigos técnicos.

Palestra: Conceitos de imunonutrição aplicados ao estresse calórico

Rafael Correa de Castro

CV: Zootecnista formado pela FZEA- USP com especialização em gestão empresarial estratégica em agronegócio e gestão de projetos pela FGV. Possuo 18 anos de avicultura dedicados a produção de aves, iniciando minha trajetória profissional na BRF onde atuei como extensionista, supervisor de integração e coordenador de ambiência em terminação e nos últimos 8 anos pelas funções de especialista frango de corte, consultor aves, coordenador de cadeia aves e gerência onde respondo pela produção de frangos de perus, desde matrizes até a terminação.

Palestra: Pontos críticos de manejo – Condenação por lesão de pele

Ricardo Hummes Rauber

CV: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela mesma universidade, Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ambos em Sanidade Avícola, possui também o título de Especialista em Medicina das Aves pela Universidade Estadual da Carolina do Norte. Profissional com 20 anos de experiência em sanidade de aves e suínos, atuou como Gerente de Pesquisa no LAMIC/UFSM, foi sócio fundador e diretor técnico do Instituto SAMITEC, pesquisador, sanitarista e gerente de saúde animal na BRF e, atualmente, atua como Consultor em Saúde Animal na Vetinova – Saúde Animal Estratégica.

Palestra: Painel Sanidade: Salmonella & Palestra: Retirada de Antimicrobianos
Empresa: Vetinova – Consultor
Formação: Médico Veterinário, MSc PhD

Tais Barnasque

CV: Médica veterinária graduada pela ULBRA em 1998, Auditora Fiscal Federal Agropecuária desde 2001; Especialista em Defesa Sanitária Animal pela UFLA/MG em 2008; Coordenadora do PNSA na SFA-RS/MAPA desde 2008 e Unidade Técnica Virtual do Departamento de Saúde Animal/MAPA desde 2020;

Palestra: Painel Ações de prevenção para Influenza Aviária – Setor Público

Patrocinadores

Diamante

Ouro

Prata

Bronze

Apoio